10 de out. de 2012

Transtorno de Personalidade Dependente

Transtorno de Personalidade Dependente

A pessoa apresenta necessidade invasiva e excessiva de ser cuidada, que leva a um comportamento submisso e aderente e a temores de separação, que começa no início da vida adulta.
Apresenta dificuldade de tomar decisões no dia a dia, sem que peça conselhos e reasseguramento da parte de outras pessoas. Esperam que os outros assumam responsabilidades pelas principais áreas da sua vida, por serem inseguros apresentam dificuldades em expressar discordância de outros, pelo medo de perder apoio ou aprovação.
Vai a extremos para obter carinho e apoio dos outros, fazem se necessário coisas desagradáveis. Sentem-se incapazes de cuidar de si mesmos e não suportam ficar sozinhos caso terminem relacionamentos, buscam urgente um novo relacionamento.
Pânico pode ocorrer frente a responsabilidade e fobia para obter atenção, atribuem felicidade a eventos externos. Déficit na habilidade social e déficit na capacidade de resolver problemas, falta de iniciativa, falta de tomada de decisão. São passivos, submissos, modestos, dócil.